PASSEIO PEDESTRE À SERRA DE SÃO LUÍS - ENTRE AZEITÃO E SETÚBAL

 20  DE MARÇO DE 2022

Previsão meteorológica: céu nublado; possibilidade da ocorrência de aguaceiros com mais intensidade da parte da tarde.

Nº de participantes: 3.

Eram 10:00 horas (da manhã), quando se iniciou mais um passeio pedestre da Spn, com apenas 3 participantes (comigo incluído).

O percurso inicial do passeio teve de ser alterado, devido a um portão, à beira da Estrada Nacional Nº.10, que barrava o caminho de acesso à Capela de São Luís e no qual estava indicado uma mensagem que nos forçou a procurar caminhos alternativos: "Propriedade Particular/Passagem Proibida".

Tomámos o caminho da "Quinta do Rego de Água" que deveria levar-nos onde pretendíamos, isto é, à Capela de S. Luís.

No entanto, como o destino também faz das suas, o percurso que seguimos levou-nos ao "Rego de Água" (local, no qual só deveríamos passar, já na parte final do passeio). Perguntámos a um grupo de 2 caminheiros (ocasionais) qual o melhor caminho para a Capela de S. Luís e indicaram-nos um caminho mais difícil do que um outro que ficara para trás. Seguimos pelo trilho um pouquinho mais difícil, porque não queríamos voltar para trás. Em breve chegaríamos à Capela, mas não foi assim, a certa altura o caminho transformou-se em atalho, caminho de cabras, que apontava para o alto da Serra de S. Luís. Uma aventura semelhante a uma escalada de alpinismo foi no que se transformou. Foi então na qualidade de guia de passeios que decidi perguntar se não seria melhor voltarmos para trás. No entanto éramos apenas 3 decididos aventureiros, unânimes em prosseguir adiante (embora nos parecesse algo arrojado). Bom, creiam-me, andámos por trilhos impróprios para consumo - chegámos a subir de gatas e a descer de cócoras - enfim, uma grande aventura que não foi ilustrada em fotografias, por motivos de concentração na arrojada tarefa de superar os diversos obstáculos que nos iam surgindo. Apesar de tudo ainda consegui fotografar o ponto de maior dificuldade: vejam as fotografias 67ª à 71ª, que a seguir publico.

Finalmente, chegámos ao ponto mais alto da Serra de S. Luís. Uáu! gritei de contentamento, afinal sempre era verdade - não nos perdemos e conseguimos chegar onde queríamos.

A paisagem do alto da Serra é maravilhosa, com uma vista extraordinária sobre a cidade de Setúbal, do Estuário do Sado, da Serra do Louro, do Vale dos Barris e ao fundo, o Rio Tejo e a Cidade de Lisboa.

Então exclamei de admiração e regozijo: com bom tempo ainda é muito melhor, usufruir desta maravilhosa paisagem.

Por falar em tempo, descíamos para o local previsto do almoço, quando começou a chuviscar. Bom, abrimos os chapéus de chuva, na espectativa de ser apenas um aguaceiro. E passou a chuva! Iniciámos então a paragem prevista para o almoço, quando passados cerca de 5 minutos, meus amigos, não foi chuva, foi um trovão repentino que quase nos ensurdeceu.

Azar por um lado, sorte por outro. Estávamos a cerca de 100 metros da Quinta da Biovilla - uma pequena habitação de turismo rural situada no percurso do passeio - na qual procurámos abrigo e guarida.

A chuva que se seguiu aos assustadores trovões teimava em não parar.

Desta forma a que estamos pouco habituados, terminou mais um passeio pedestre a regressar de táxi (só desta vez), para nos levar ao estacionamento onde estavam os nossos automóveis.

Esta é a minha descrição de um passeio pedestre que apesar de não ter corrido como desejado, nos fez sentir que valeu a pena - a parte da manhã decorreu com tempo bom e com a excelente companhia da Mãe Natureza e o penetrante e salutar, ar puro da Serra.

Mas não desistimos! No próximo passeio, decerto tudo correrá melhor, esperamos que sim!

Fiquem então, com as sempre, maravilhosas fotografias...

...e até 20/04/2022, no passeio à "Lagoa Azul":


































































































































































































































































































Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO PEDESTRE A TRÓIA

PASSEIO PEDESTRE A MONSERRATE - SINTRA

PASSEIO PEDESTRE A TRÓIA - 18/02/2024